Um dos pontos de interesse imperdível é o Castelo de Arraiolos, que se encontra no topo de uma colina. Construído no século XIII, o castelo oferece uma vista panorâmica deslumbrante. Uma curiosidade: Este castelo destaca-se por ser um dos raros castelos de planta circular, no mundo! Apesar de atualmente estar em ruínas, a imponência das suas muralhas e a atmosfera histórica que envolve o local são verdadeiramente fascinantes.
Seguimos a nossa visita rumo ao centro histórico, onde se encontram as principais atrações da vila. Enquanto caminhamos pelas ruas, não podemos deixar de admirar as tradicionais fachadas das casas, caiadas de branco com detalhes em azul e amarelo, características típicas da arquitetura alentejana.
Já no que respeita aos saberes, Arraiolos é famosa pela produção dos seus tapetes artesanais. Os tapetes de Arraiolos são trabalhosamente feitos à mão por artesãos locais (maioritariamente artesãs), e caracterizados pelo seu Ponto de Arraiolos, com padrões que sofreram influências temporais e com cores simpaticamente variadas. Se tiver interesse em aprender mais sobre esta tradição, recomendamos uma visita ao Museu do Tapete de Arraiolos, onde poderão admirar uma coleção impressionante de peças e descobrir a história e o processo de fabricação. Para completar esta experiência, podem desafiar-se a dar à agulha, juntos das mais variadas lojas de tapetes de Arraiolos.
Em terras alentejanas não pode faltar o símbolo religioso, destacamos a Igreja Matriz de Arraiolos, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora dos Mártires. Esta igreja do século XIV, inicialmente era a Igreja de Santa Maria, foi abandonada no século XVII e reconstruída a partir do ano de 1747 por ordem do arcebispo D. Miguel de Távora. Nos dias de hoje, este templo é constituído por uma nave de planta retangular e incorpora oito capelas laterais.
Arraiolos conta também as histórias d’um Convento do século XVI localizado a 1,2 Km do centro da Vila, na Nossa Sra. da Assunção. Aos dias de hoje está transformado na belíssima e acolhedora Pousada Convento de Arraiolos.
Para apreciar a beleza natural bem de perto, recomendamos ainda uma visita à Barragem do Divor. Situada nos arredores de Arraiolos, na Ribeira do Divor e majestosamente inserida numa zona de montados de sobro e azinho. É um ótimo local para terminar o dia com um piquenique, fazer atividades aquáticas ou até para pescar. Com muita pena nossa, já não tivemos tempo para esta paragem, mas fica prometido para uma próxima visita.
Mesmo sem ver tudo, o dia já vai longo, e assim encerramos a nossa visita a Arraiolos. Esperamos que tenham apreciado e se rendam a visitar este, que é verdadeiramente um destino especial no coração do Alentejo.
Saudações do vosso compadre Xico.