Banho dos 9

A tradição dos banhos no mar

Banho dos 9 ou dos 29 – Foto de joãozero
importada de https://olhares.com/banho-29-foto5384038.html

“No interior alentejano, o dia 29 de Agosto, era dia de ir a banhos. Em excursões ou em veiculo próprio, as famílias muniam-se de iguarias gastronómicas e rumavam ao litoral para dar o banho que valia por nove e salvava a época balnear das gentes da planície agreste.


No Alentejo litoral é mais comum a designação de banho dos 29 (por se realizar no dia 29) mas continua a ser um banho que vale por nove. E nesta região, para além das pessoas se banharem vestidas (homens de ceroulas e mulheres de camisa de dormir), era também habitual os pastores e os camponeses levarem os seus animais ao mar para um banho protetor.

No Algarve, na região de Lagos, a tradição continua a manter-se. Para além de outras atividades acopladas ao dia festivo, o ponto alto é o banho da meia noite. De acordo com as crenças populares, no dia 29 o diabo anda à solta, pelo que, o banho só será seguro a partir da meia noite (já do dia 30). Ou seja, nos costumes algarvios o dia 29 é passado na praia, mas o banho só acontece na madrugada do dia 30.”

Fonte: Falares e Ditarelhos do Alentejo, 4ª edição, Luís Miguel Ricardo, Lugar da Palavra Editora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *