Capela dos Ossos Évora – Igreja de São Francisco

Caveira - Capela dos Ossos

“Quando falamos em Évora, vem à cabeça de muitas pessoas a Capela dos Ossos. Ou porque é assustadora ou simplesmente porque é um monumento como qualquer outro na cidade. Todos são espetaculares, não fosse Évora Património Mundial, mas uns… são mesmo mais fascinantes que outros!

A Capela dos Ossos é um dos monumentos mais conhecidos de Évora, podemos dizer talvez o seu ex-libris, e fica situada na Praça 1º de maio. Faz parte da não menos conhecida Igreja de São Francisco. Uma das experiências no Alentejo a não perder!”

Capela dos Ossos – História e descrição

Foto de Turismo Alentejo

“A Capela dos Ossos foi edificada no século XVII por iniciativa de três frades franciscanos cujo objetivo era transmitir a mensagem da transitoriedade e fragilidade da vida humana. Esta mensagem é claramente passada aos visitantes logo à entrada, através do aviso: “Nós ossos que aqui estamos, pelos vossos esperamos”. Mostra, no fundo, o macabro gosto do homem barroco pela necrofilia.

Esta capela de caveiras e ossos foi construída no local onde inicialmente era o dormitório e sala de reflexão dos frades. É formada por três naves de cerca de 18,70m de comprimento e 11m de largura. A luz natural entra estrategicamente nestas naves apenas por três pequenas frestas do lado esquerdo. É um local bastante escuro! Seja corajoso…

As paredes da Capela dos Ossos e os oitos pilares que a constituem encontram-se revestidos com ossos e crânios humanos, cuidadosamente dispostos, ligados por cimento pardo. As abóbadas são de tijolo rebocado a branco e pintadas com motivos que simbolizam ou aludem à morte. Para além das ossadas, a Capela dos Ossos, está também decorada com estátuas de cariz religioso e uma pintura estilo renascentista e barroco.

As arcarias apresentam-se ornamentadas com filas de caveiras, cornijas e naves brancas. Calcula-se que sejam cerca de 5000 as caveiras humanas que ali se encontram, entre inúmeros ossos, provenientes das sepulturas da igreja do convento e de outras igrejas e cemitérios da cidade.

No século XVI existiam perto de quarenta e dois cemitérios monásticos na cidade, os quais ocupavam demasiado espaço. Em jeito de solução, aqueles monges extraíram os ossos do chão e utilizaram-nos para construir e “decorar” esta capela.

A Capela dos Ossos é um monumento de arquitetura penitencial. Dedicada ao Senhor dos Passos, imagem conhecida dos eborenses como Senhor Jesus da Casa dos Ossos. Esta imagem representa de forma impressionante e vívida o sofrimento de Cristo na sua caminhada até ao calvário com a cruz às costas.

Sim, é verdade que uma capela repleta de ossos pode ser sinistra. Pode até pensar-se que é impossível que tal local exista. Mas existe! E… visitar Évora sem visitar a Capela dos Ossos não faz sentido.

Esta é uma experiência do outro mundo, que vale a pena viver e partilhar com outros.”

Fonte: https://www.visitevora.net/capela-ossos-evora/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *