Novidades

Mértola: viagem à beira-rio pelos caminhos do Alentejo islâmico

“As Minas de São Domingos e cascata do Pulo do Lobo colocaram-na no mapa, mas esta terra alentejana tem muito mais para visitar, sendo palco de uma mais ricas heranças históricas do Alentejo. Entre vestígios romanos e árabes vivem-se outros tempos. E dorme-se a olhar as estrelas. Até há mais de 40 anos, todo o museu que hoje se percorre num passadiço ao ar livre no circuito de visitas da Alcáçova…

TI’Xico em 3ª Edição Arts & Crafts Pop Up Fair

O Ti’Xico e um conjunto de artesãos, designers, criativos e outros produtores de artesanato de base local estiveram presentes na 3ª Edição Arts & Crafts Pop Up Fair da Fundação Eugénio de Almeida. Esta feira decorreu totalmente online através da redes sociais (Instagram e Facebook) entre os dias 16 de Novembro e dia 25 de Dezembro de 2020.

Christmas Insta Market

O Ti’Xico andou pelo Christmas InstaMarket! Um mercado online no Instagram. Um mercado recheado de CABAZES DE NATAL tão variados que se tornam as delícias da família e dos amigos! Cabazes que pretendem ajudar as pequenas empresas do Alentejo Central num ano de bastantes dificuldades e que ainda permitem contribuir com um valor fixo, de 1 a 3€ para a iniciativa solidária “Natal Imperfeito”.

TiXico no Small Business InstaMarket Alentejo Central

De 25 a 27 de Setembro iremos estar presentes no Small Business InstaMarket Alentejo Central (SBIMAC). Um mercado digital no Instagram https://www.instagram.com/smallbusinessinstamarket/ e que consiste numa Feira dos produtos e negócios da região, com o objetivo de aproximar os empresários e os consumidores e, por este meio, promover os seus produtos. Faça como nós, esteja presente e siga toda a promoção de produtos e serviços da nossa região nesta Feira…

Conta a Lenda… da Moura-Serpente!

Esta é a lenda do Castelo de Noudar, em Barrancos. Contaram-nos que nos subterrâneos do Castelo de Noudar vivia uma triste moura que se passeava à sombra dos freixos dos rios (Ardila e Múrtega), mas que ao menor sinal suspeito transformava-se em serpente e desaparecia por qualquer buraco. Segundo a lenda, o encantamento da moura vem d’um desgosto sofrido, pelo facto do seu irmão ter apunhalado uma grande amiga dela…

Barrancos… Uma vila raiana

Sabiam que há uma vila raiana do Alentejo com uma única freguesia? Tem paredes partilhadas com a cidade de Moura, de Mourão e com as províncias espanholas da Estremadura e Andaluzia. Já descobriram por onde andamos? Pois bem! Falamos-vos de Barrancos!!! Esta vila tem fortes ligações culturais com Espanha, devido à proximidade geográfica e às movimentações historicamente existentes, inclusivamente a intensa atividade contrabandista, até finais da década de 70. Um…

Carrinho