UMA MARCA DIFERENTE

Enquanto personagem representativa do Alentejo, o Ti’Xico é a ilustração de um alentejano pastor, criada pelo nosso querido e talentoso historiador e ilustrador Francisco Bilou. Esta é, para nós, uma bela homenagem a uma parte da história do Alentejo e ao trabalho que deu o título pelo qual a região foi conhecida noutros tempos: Celeiro de Portugal.

O Ti’Xico traz aos dias de hoje um cheirinho dos tempos passados através da partilha de conteúdos como histórias, provérbios e eventos na região, mas também através da criação de presentes divertidos, recordações memoráveis e carregadinhas de amor alentejano no coração.

Mas o nosso trabalho não fica por aqui… A marca foi registada em 2018, faz criações próprias com um design atual que envolve o seu público numa viagem épica pela cultura alentejana… desde a gastronomia ao artesanato, passando pelo Cante e pela pronúncia típica alentejana, sem nunca esquecer os monumentos históricos, as lendas e os provérbios de sabedoria popular. Produzimos artigos utilitários (ou merchandising), sempre com o Alentejo como base. Desde camisolas, canecas, sacos e aventais que podem ser divertidos, com expressões bem alentejanas; ou podem ter designs mais gráficos e retratar uma arte, um monumento ou um qualquer outro elemento que nos remete às mais belas terras, as alentejanas.

A HISTÓRIA DO TI’XICO… E DA SUA CRIADORA

Olá compadres e comadres,

 

Eu sou a Vera Lúcia, a galega mais alentejana destas bandas!

 

Nasci na margem sul, mas fui criada no Norte de Portugal, em Paredes de Coura. Ao longo da minha vida os alentejanos, o Alentejo, a gastronomia e as artes alentejanas sempre foram uma presença regular. Já casada e com dois gaiatos mai’lindos, viemos assentar arraiais no Alentejo, em Évora.

Quando aqui cheguei, logo senti uma terra de histórias e riqueza cultural. Já com 6 anos de Alentejo, naquela altura, através da participação em dois programas de capacitação da Fundação Eugénio de Almeida, tive a ideia de criar uma “mascote” para representar e divulgar o Alentejo por todo o lado. Tive várias inspirações que remetem às minhas origens, que vos convido a conhecer, a “Maria Kabaça” e a “Rosa Courense” e também uma marca espanhola muito conhecida, a marca “kukuxumusu”.

Aquela ideia e o projeto de negócio desenhado, venceu o concurso de ideias da Fundação Eugénio de Almeida em dezembro de 2017. Logo surgiu o nome ti’Xico, com a contribuição de todos, identificado como sendo o nome mais tradicional e utilizado no Alentejo… todos têm um ti’Xico na sua vida, não é verdade?

 

Segue-se a incubação no Núcleo Empresarial da Região de Évora – NERE, programas de empreendedorismo, intercâmbios, network e vários mercados do Alentejo.

A 17 de Outubro de 2018 iniciamos a atividade, já de mangas arregaçadas, foi trabalhar até então. A essência deste projeto, sempre foi a divulgação do Alentejo, por isso, a cada ano que passa fazemos novas parcerias: artesãos, produtores, agentes económicos… uma mão cheia de gente boa cá da terra!

 

Queres saber mais, acompanha-nos e fica d’empar de tudo!

Visita o nosso BLOG e conhece algumas das nossas aventuras; dá uma voltinha na nossa loja e escolha as nossas criações que mais te encantarem; e subscreve o nosso Jornalito para ficares bem amanhado co’as notícias!

 

Ah… E não te esqueças de seguir e partilhar as nossas redes sociais, precisamos da tua ajuda!